Cidades | Ocupação

11 de outubro é Dia Internacional da Menina e vai ter ocupação

A ONG Plan International Brasil promove ocupações presenciais e on-line em instituições públicas e privadas para o movimento Meninas Ocupam no Maranhão, no Piauí, na Bahia e em São Paulo
10/10/2021 às 08h13
11 de outubro é Dia Internacional da Menina e vai ter ocupação. (Divulgação)

11 de outubro é o Dia Internacional da Menina. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas no final de 2011 e teve seu primeiro movimento em 2012. O intuito é reconhecer os direitos das meninas e os desafios únicos que elas enfrentam em todo o mundo. Neste ano, a ONG Plan International Brasil vai retomar atividades presenciais no movimento Meninas Ocupam, em que adolescentes e jovens de projetos e programas da Plan realizam ocupações de cargos públicos e privados, em organizações e veículos de comunicação durante todo o mês.

Este gesto simbólico tem como objetivo criar oportunidades significativas para as meninas participarem em lugares onde tradicionalmente não são vistas nem ouvidas, para ilustrar o direito de todas as meninas de acessar as mesmas oportunidades que meninos e adultos. Assim como no ano passado, algumas ocupações também estarão no espaço digital, especialmente em perfis de redes sociais.

A campanha deste ano tem o mote Meninas contra as fake news, em alusão ao lançamento da pesquisa global Verdades e Mentiras – As meninas na era da desinformação e das fake news, que teve a participação de 26 mil meninas e jovens mulheres de 26 países, sendo 1 mil meninas do Brasil. O estudo se concentrou em entender o impacto da desinformação e das fake news associado a um olhar de gênero e mostrou que 87% das meninas disseram que as fake news afetaram negativamente suas vidas. O movimento Meninas Ocupam também faz parte da campanha Meninas pela Igualdade.

“De forma geral, a pesquisa aponta que o cenário no Brasil é ainda mais crítico do que o observado em outros países, com efeitos cruéis sobre a vida, o desenvolvimento e a saúde mental de meninas e jovens mulheres”, afirma Cynthia Betti, Diretora Executiva da Plan International Brasil. No país, o estudo apontou que 72% das participantes receberam alguma fake news sobre a pandemia; 32% acreditaram em uma fake news sobre a COVID-19 e 22% questionaram a necessidade de tomar a vacina.

Confira a seguir a agenda de ocupações programadas com as meninas de projetos e programas da Plan International Brasil no Maranhão (o cronograma ainda está sujeito a alterações):

Maranhão

São Luís

6/10
Manhã – IEMA – Ocupará a diretoria do IEMA RIO ANIL (presencial)

8/10
Manhã – Centro de Apoio Operacional à Infância e Juventude (presencial)
Manhã – Escola Superior do Ministério Público do Maranhão (presencial)

15/10
Horário a confirmar – Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (presencial)

11/10
Dia todo – Ocupação das redes sociais do Governo do Estado do Maranhão, com o governador Flavio Dino. (on-line)
Dia todo – Ocupação das redes sociais da jornalista Helô Batalha. (on-line)
Dia todo – Ocupação das redes sociais de Carol Alves. (on-line)
Dia todo – Ocupação das redes sociais de Karol Barros. (on-line)

14/10
Manhã – Banco Mercedes (presencial)

25 a 29/10
Manhã – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA (presencial)

A definir
Prefeitura de São Luís (presencial)

A definir
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (ALEMA) – Gabinete da Deputada Estadual Daniela Tema e TV Assembleia (presencial)

A definir
Secretaria de Educação do Governo do Estado do Maranhão – SEDUC (presencial)

A definir
Defensoria Pública (presencial)

A definir
Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente – DPCA (presencial)

Codó

14/10
Manhã – Delegacia da Mulher (presencial)

18/10
Manhã – 17º Batalhão de Polícia de Codó – posição de cabo (presencial)

19/10
Manhã – Batalhão de Polícia – posição de tenente (presencial)

A confirmar
Secretaria Executiva dos Conselhos de Direitos (presencial)

Timbiras

15/10
Manhã – Redes sociais da Miss Timbiras, Nabia Sousa (on-line)

Peritoró

13/10
Manhã – Secretaria da Mulher (presencial)

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte