Dia Mundial do Pedestre é celebrado com blitz educativa
Ações de educação e orientação sobre travessia segura são realizadas em faixa de pedestres
Imperatriz - Em alusão ao Dia Mundial do Pedestre, celebrado no domingo (08), a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) realizou na manhã desta sexta-feira (06) na Avenida Getúlio Vargas, cruzamento com a Rua Alagoas, Centro, ação de educação e orientação sobre travessia segura na faixa de pedestre.
“Essa data deve ser lembrada por motoristas, motociclistas e ciclistas pelos cuidados que devemos ter com os pedestres nos espaços públicos, principalmente no trânsito em que todos devem respeitar as normas do CTB (Código de Trânsito Brasileiro)”, pontua a coordenadora de Educação para o Trânsito, Teresinha Miranda.
Segundo ela, o pedestre tem direitos e deveres quando do uso de vias, afim de manter sua segurança e integridade física. O pedestre, explica Teresinha Miranda, “é a parte mais frágil no trânsito, e é preciso transitar com atenção redobrada”.
A coordenadora ressalta que “o pedestre precisa se desconectar do celular ao atravessar a faixa de pedestre, pois acidentes tem acontecido envolvendo pedestres devido ao excessivo uso do smartphone, que tira a atenção do trânsito de condutores e pedestres”. “Nessa ação de hoje utilizamos cartazes e faixas para chamar a atenção dos motoristas para o respeito a sinalização, principalmente na faixa de pedestres”, completou.
SAIBA MAIS
ORIENTAÇÕES AOS PEDESTRES – TRAVESSIA SEGURA
- - Antes de atravessar a rua olhe bem para os dois lados;
- - Atravesse na faixa de segurança respeitando a sinalização;
- - Não atravesse a rua usando celular ou fone de ouvido;
- - Carros, ônibus, caminhões e árvores são pontos cegos, não atravesse por trás deles;
- - Só desembarque de veículos pelo lado da calçada;
- - Respeite a sinalização;
- - Ande dez, quinze, vinte ou cinquenta passos e faça uma travessia segura.
- - No trânsito seja gentil. Respeite a vida.
Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.