Cidades | Vacinação

Mais de 9 mil trabalhadores da indústria imunizados na Grande SL

Sesi disponibilizou três unidades móveis de saúde ocupacional como postos de vacinação para o público da indústria
04/06/2021
Mais de 9 mil trabalhadores da indústria imunizados na Grande SLTrabalhadores da indústria são vacinados em ação do Sesi em parceria com o governo do Estado (Divulgação)

São Luís - A força-tarefa pela vacinação envolve uma firme parceria entre o Sistema Fiema, por meio do Sesi, e o Governo do Estado, que atuam em conjunto para avançar no processo de imunização contra a Covid-19 no Maranhão. A 1ª semana de junho foi marcada com as ações do Sesi, que disponibilizou três unidades móveis de saúde ocupacional como postos de vacinação para o público da indústria, e uma equipe composta de até 15 colaboradores do Sesi para atender as demandas de cada localidade. O objetivo desse programa é levar aos trabalhadores mais qualidade de vida, reduzindo os afastamentos e evitando os impactos econômicos e sociais gerados pela disseminação do vírus.

A vacina disponibilizada nessa campanha é a britânica Oxford-Astrazeneca. A recomendação é a imunização adequada que corresponde a duas doses do mesmo fabricante e com intervalo de 12 semanas entre as aplicações. Desta maneira, o sistema imune do organismo vai tornar-se capaz de reconhecer e atacar rapidamente o coronavírus, caso seja infectado.

Um dos pontos dos serviços de vacinação funciona na Unidade de Promoção da Saúde Sesi Araçagi, que está aberto no horário das 8h às 17h. Nesta unidade, a vacinação se destina à pessoas com idade a partir dos 49 anos, que residam ou trabalhem nos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Pessoas com comorbidades e trabalhadores da construção civil e da indústria a partir dos 45 anos, também serão contemplados com esta ação.

O público deverá comprovar que faz parte do grupo atendido antes de receber a vacina, por isto, deve apresentar documento com foto, cartão do SUS e a carteira de vacinação. Já os profissionais da construção civil e indústria precisam estar munidos de um documento que confirme o vínculo com o trabalho que exercem.

Parceria

O superintendente regional do Sesi no Maranhão, Diogo Diniz Lima, acompanhou os trabalhos nos postos de vacinação. “O Sesi em favor da indústria, vem por meio dessa importante parceria, disponibilizar às indústrias as nossas unidades físicas para que se tornem postos de vacinação para o nosso público.”

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, manifestou gratidão pela parceria. “Quero agradecer à Fiema e ao Sesi por essa importantíssima parceria como Governo do Estado do Maranhão. Por meio da Fiema e do Sesi, conseguimos ter cinco equipes de vacinação espalhadas na Ilha em apenas 1 dia. O Sesi está colocando, o pessoal à disposição, nós estamos dando as vacinas; vai vacinar indústria, comorbidades, por idade também, e com isso, vacinar mais rápido, que é o que importa nesse momento de comunhão e parceria.”

Nesse sentido, Parmênio Carvalho Júnior, Diretor Geral do Grupo Canopus, se diz satisfeito com essa grande ação. “Parabenizo o Sistema Fiema-Sesi e o Sinduscon pelo início da vacinação do grupo Canopus. Nós vacinamos apenas em nossa obra na Cohama, cerca de 250 funcionários. E é de extrema importância neste momento, pois nós somos um setor que não parou durante a pandemia, continuamos trabalhando. Os nossos funcionários vão se sentir mais seguros, não só no ambiente de trabalho, mas na volta pra casa no convívio com as suas famílias.”

Saiba Mais

Como participar

Para participar dessas ações as empresas interessadas devem enviar e-mail para supersesi@fiema.org.br contendo o CNPJ, endereço, o nome do trabalhador, CPF, cartão do SUS, se possível, data de nascimento com o nome da mãe. O Sesi atenderá empresas com mais de 40 funcionários, no canteiro de obra com as suas unidades móveis. Empresas com menos de 40 funcionários, serão encaminhadas a um dos postos físicos em que o Sesi estará operando. “A partir da segunda semana de junho, a parceria com o Governo do Estado irá se intensificar e o nosso alcance às indústrias maranhenses irá ampliar”, afirma o superintendente Regional do Sesi, Diogo Lima. Esta ação prevê a aplicação de 1.165 doses de vacina até sexta-feira, dia 4 de junho.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte