Cidades | Pesquisa

83% dos turistas avaliam como positiva a visita a São Luís em 2021

Secretaria Municipal de Turismo (Setur) realizou uma pesquisa de demanda turística durante os fins de semana do mês de fevereiro
22/03/2021 às 21h42
83% dos turistas avaliam como positiva a visita a São Luís em 2021De Jesus / O ESTADO

São Luís - A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) realizou uma pesquisa de demanda turística durante o período de alta temporada (fins de semana do mês de fevereiro) com o objetivo de coletar dados sobre o turista que visita a cidade. Foram entrevistadas um total de 260 pessoas no Aeroporto Internacional de São Luís - Marechal Cunha Machado. Um balanço do levantamento apontou que 83% dos entrevistados classificaram sua experiência na capital maranhense como positiva.

Os dados sobre turistas de São Luís que fazem parte do banco de dados da Setur são fruto de pesquisas realizadas pelo Observatório de Turismo de São Luís do Maranhão, em parceria com a Setur, via coordenação de Análise Mercadológica. “As informações obtidas através de pesquisa são analisadas constantemente. É fundamental entendermos quem está escolhendo São Luís como destino turístico para direcionarmos as ações da Secretaria”, explica Saulo Santos, secretário municipal de turismo.

Perfil do Turista

Segundo a pesquisa, 55% dos turistas são homens e 45% mulheres. Em relação às regiões do Brasil, os dados mostram que 45% vieram do Sudeste, 28% do Nordeste, 17% do Centro-Oeste, 5% do Sul, 4% do Norte e 1% estrangeiros. A maioria - 47% - se hospedou em hotéis, 31% em casa de amigos, 8% em apartamento ou casa alugada.

Acerca da motivação para a escolha da capital maranhense como destino, 42% dos entrevistados disse que veio a São Luís a lazer, 24% devido à família e 27% a negócios. Mais de 44% informaram ter gasto diário médio na cidade superior a R$ 200, destacando-se a estadia de um a cinco dias dentre as opções disponibilizadas.

Em múltipla escolha, os turistas apontaram o que mais gostaram em São Luís: 63% praias, 60% Centro Histórico, 52% restaurantes, 34% bares, 27% praças e Espigão Costeiro e 16% Centros Culturais.

As pesquisas foram realizadas utilizando questionários on-line, em que o público escaneia o QR-Code e responde no seu próprio celular, evitando, assim, contato com materiais físicos, fortalecendo as medidas sanitárias adotadas pela Setur em suas ações, no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Os turistas têm acesso a conteúdos sobre São Luís nos perfis das redes sociais Instagram (@turismo.saoluis) e Facebook (Turismo São Luís). Neles, todos podem interagir com fotos e vídeos criados para mostrar ao público o melhor de São Luís do Maranhão.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte