Cidades | Economia em casa

Equipamentos eficientes fazem a diferença no consumo de energia

Equatorial Maranhão dá dicas de como escolher eletrodomésticos de maior eficiência energética e, consequentemente, maior economia de energia; é importante ficar atento aos eletrodomésticos
03/03/2021
Equipamentos eficientes fazem a diferença no consumo de energiaAr condicionados modernos podem economizar energia na sua casa (Divulgação)

São Luís - Ficar atento a vida útil dos eletrodomésticos antigos e substituí-los por outros modelos mais eficientes pode ser decisivo na sua fatura de energia no final do mês. Muita gente não sabe, mas o ato de poupar começa na loja, na hora de escolher o produto por meio de uma compra inteligente. Pensando nisso, a Equatorial Maranhão mostra dicas de quais aparelhos comprar para economizar na sua conta de energia.

Escolher bem os eletrodomésticos para casa é uma das recomendações importantes quando o assunto é economia. Muitos equipamentos e aparelhos novos do mercado utilizam a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais. Esses aparelhos possuem eficiência energética, uma solução que pode proporcionar uma grande economia na fatura de energia. A troca de lâmpadas incandescentes por Led, por exemplo, é uma boa opção, pois as lâmpadas de Led consomem até 90% menos que as incandescentes. O consumo de uma lâmpada incandescente de 60W ligada 5 horas por dia durante um mês é de 9 kWh, o consumidor optando em trocar por uma lâmpada eficiente equivalente de LED de 7W com Selo Procel nas mesmas circunstâncias, passará a ter um consumo mensal de 1,05 kWh/mês, o que representa uma economia de 88% no final do mês.

Outro aparelho importante é o ar condicionado. Existem modelos com a tecnologia inverter, capaz de gerar economia de energia significativa, proporcionar um menor ruído, refrigerando de forma rápida.

Em comparação, no ar condicionado comum o compressor liga e desliga constantemente para manter a temperatura desejada, gerando assim picos de energia, que causam um grande consumo, fazendo com que a conta de energia sofra um aumento. Já os condicionadores de ar inverter, atingem a temperatura desejada mais rápido, mantendo-se estável com pouca variação, o que pode gerar até 60% de economia.

O engenheiro e consultor de Gestão, José Domingues Neto, constatou uma economia de cerca de 30% depois que trocou um ar condicionado antigo, mecânico, por um novo, em um dos cômodos da sua residência, o aparelho possui a moderna tecnologia inverter.

O líder de operações do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão, Edmilson de Lima, comenta que ficar atento aos eletrodomésticos de casa proporciona benefícios que vão além da economia na conta de luz. “Economizar a energia elétrica parece ser algo bem simples, porém existem alguns fatores que impedem essa economia. Uma delas são os aparelhos comuns e bem antigos que geram um desperdício enorme, ocasionando um preço elevado na conta de luz. Substituir esses aparelhos sem dúvidas é a melhor opção, pois, ao escolher produtos certificados e mudar alguns hábitos você também estará economizando recursos naturais, contribuindo para evitar a degradação do meio ambiente, além de incentivar outras pessoas a seguirem o mesmo caminho.”, complementou.

Para a identificação dos aparelhos eficientes, é necessário visualizar o Selo Procel, nele o eletrodoméstico estará classificado de A até G – A são os mais eficientes e G os menos eficientes. O selo está presente em: ventiladores de teto, lavadoras automáticas, geladeiras, TVs, aparelhos de ar-condicionado, aparelho micro-ondas e lâmpadas.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte