Cidades | Sonho do acesso à universidade

No Maranhão, estudantes concluem 2º dia de provas do Enem 2020

Seguindo os protocolos sanitários, os estudantes maranhenses responderam, na tarde deste domingo, a questões de Matemática e Ciências da Natureza; o resultado deverá ser divulgado até março
Evandro Júnior / O Estado 24/01/2021 às 18h33
No Maranhão, estudantes concluem 2º dia de provas do Enem 2020Assim como na primeira etapa, segunda etapa também obedeceu a critérios sanitários (TV Mirante)

Mais de 120 mil estudantes responderam, na tarde deste domingo (24), as provas impressas de Matemática e Ciências da Natureza aplicadas no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) no Maranhão.

Os portões foram abertos mais cedo, às 11h30, e as folhas foram entregues às 13h, pontualmente. O tempo para as respostas foi de cinco horas.

O resultado deverá ser divulgado até o fim do mês de março. As provas foram realizadas em diversos locais na capital, como a Faculdade Ceuma, a Universidade Federal do Maranhão e a UNDB.

Seguindo as normas sanitárias, os estudantes tiveram de usar máscaras de proteção facial e obedecer aos protocolos de distanciamento social nos locais de provas.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aqueles estudantes inscritos que não haviam feito a primeira etapa de provas puderam responder aos testes normalmente, desde que justificassem a ausência.

“Estou confiante de que irei passar. Até pelo fato de que, na primeira etapa, mais de 50% dos inscritos não compareceram, o que, de certa maneira, pode aumentar a vantagem dos que continuam no processo, como é o meu caso”, disse o estudante Ronaldo Melo antes da prova.

Para Leonardo Guimarães, o exame da primeira etapa foi razoável e as expectativas dele para as provas deste domingo eram as melhores. “Gostei bastante das provas do último domingo e estou confiante nas de hoje. A única coisa que nos incomoda é a máscara, que não podemos retirar durante a realização do teste”, comentou.

No último domingo (17), os participantes escreveram a redação e responderam 45 questões de Linguagens e Códigos Suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias. O tema da redação foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, assunto criticado por alguns. “Esperava outro tema e creio que esse confundiu muita gente. Acredito que a grande maioria achou um pouco complexo”, reclamo Luís Ricardo Rocha, que continua no processo.

Trânsito

Por causa da realização das provas, a Prefeitura de São Luís disponibilizou 80 agentes de trânsito para garantir condições seguras de deslocamento dos participantes até seus respectivos locais de provas. Além disso, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) disponibilizou 25 viaturas, 15 motocicletas e três guinchos. Os agentes orientaram os condutores, garantindo a preferencial do fluxo no sentido dos locais de provas

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte