Alternativo | Dramaturgia

Teatro estudantil do Maranhão em evento em Minas Gerais

Grupo de teatro do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão fará apresentação on-line na 20ª edição do Festival Estudantil de Teatro de Belo Horizonte (Feto); maranhenses sobem ao palco dia 19 deste mês
11/11/2020
 Teatro estudantil do Maranhão em evento em Minas Gerais  O dramaturgo Tácito Borralho é um dos autores do texto (Divulgação)

São Luís - Com o espetáculo “João Paneiro”, que tem texto de autoria de Tácito Borralho e Josias Sobrinho, o grupo de teatro Entrecena, composto por estudantes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Maranhão (Colun), participará da 20ª edição do Festival Estudantil de Teatro de Belo Horizonte (Feto). As apresentações do festival ocorrerão de 18 a 26 deste mês, em um novo formato, totalmente on-line. A apresentação do grupo ocorrerá no dia 19, em que estará disponível, no site do Festival.

O espetáculo conta a história de uma serpente encantada como metáfora para falar de uma situação específica que ocorreu na Ilha de São Luís, quando uma comunidade sofreu ameaças de despejo. O enredo tem como personagem central um produtor de cofos, que tira o seu sustento da palha do babaçu.

A trama é constituída de músicas que também funcionam como texto de apoio às encenações. O espetáculo abordará também assuntos como política, progresso e modernização de forma lúdica, dialogando com o imaginário do próprio protagonista, levando-o a relembrar a infância, a questionar suas verdades e entrar em torno das principais lendas maranhenses, como é o caso da lenda de Dom Sebastião, oriunda dos Lençóis Maranhenses.
Dos integrantes do espetáculo, está o professor Micael Carvalho, que é responsável pela musicalização; a professora Beatriz, contribuindo com a estética do espetáculo; e a direção do professor Jorge Milton; além de João Ewerton, responsável pelos figurinos; e Adriana Karlen, com a confecção dos adereços.

O estudante Guilherme Reis, participante do grupo Entrecena falou sobre a expectativa da apresentação no festival nacional. “A oportunidade que estamos tendo em participar do referido festival possibilita o intercâmbio com outros grupos de teatro do país, trocas de experiências e o fortalecimento da nossa bagagem cultural”.

Os espetáculos teatrais no Colun ocorrem o ano inteiro com projetos de extensão e apresentações em outros espaços fora da escola, assim como nos festivais. Em 2019, o espetáculo “João Paneiro” recebeu o prêmio de 3º Lugar no Festival de Teatro Nacional Estudantil (Festil), em Pindamonhangaba, em São Paulo, ganhando em categorias como Sonoplastia e Melhor Atriz.l

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte