Política | Destaque

Hildo Rocha assume secretaria-geral da Frente Parlamentar em Apoio ao Programa Espacial Brasileiro

Composta por 180 deputados e 25 senadores, inciativa tem a missão de fortalecer e defender os interesses do setor espacial nacional
28/02/2020 às 09h01
Hildo Rocha assume secretaria-geral da Frente Parlamentar em Apoio ao Programa Espacial BrasileiroReprodução

O deputado federal Hildo Rocha (MDB) foi eleito secretário-geral da Frente Parlamentar que foi criada com o objetivo de fortalecer, desenvolver e defender os interesses do setor espacial no âmbito do território nacional. O deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC) assumirá a presidência da Frente.

Durante o lançamento da frente, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, afirmou que a iniciativa representa o início de uma nova fase do Brasil no setor espacial. “A Frente Parlamentar atuará como apoio fundamental para alcançarmos conquistas e oferecermos serviços que atendam às necessidades do cidadão. Vamos continuar sendo compradores ou vamos dar vazão à nossa tecnologia?”, questionou.

Hildo Rocha reiterou sua atuação recente pelo fortalecimento do programa aeroespacial brasileiro. “Nós temos que trabalhar com afinco a fim de recuperarmos o tempo perdido. É inadmissível que tantos anos tenham se passado sem que o Brasil avançasse nessa área mesmo dispondo de excelente infraestrutura que é o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). No ano passado nós conseguimos consolidar o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), com os EUA. Agora, as janelas de oportunidades começam a surgir, mas é preciso estímulo, é necessário o apoio estatal e o Congresso Nacional tem a obrigação de dar a sua indispensável contribuição”, destacou Hildo Rocha.

Para o diretor de Política Espacial e Investimento Estratégico da AEB-MCTIC, Cristiano Augusto Trein, a construção e o lançamento da Frente mostraram a convergência de vontades entre os diversos atores do setor espacial, além de traduzir a necessidade de avançar na consolidação do Programa Espacial Brasileiro.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte