Cidades | Técnica

Ozonioterapia é usada para aperfeiçoar o tratamento contra queimaduras

O método consiste na aplicação terapêutica da mistura dos gases oxigênio (O2) e ozônio (O3), técnica autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
14/08/2019 às 21h05
Ozonioterapia é usada para aperfeiçoar o tratamento contra queimadurasPrefeitura de São Luís usa ozonioterapia para aperfeiçoar o tratamento contra queimaduras (Divulgação)

SÃO LUÍS - A ozonioterapia - que consiste na aplicação terapêutica da mistura dos gases oxigênio (O2) e ozônio (O3) e cuja técnica é autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - é utilizada atualmente na rede de saúde da Prefeitura de São Luís para aperfeiçoar o tratamento ofertado a pacientes, em especial, com queimaduras de terceiro grau ou com ferimentos grandemente infectados que, se não tratados, poderiam ser submetidos a amputações.

O método consiste no manuseio do aparelho gerador de ozônio e do oxigênio medicinal, disponível no Hospital Djalma Marques (Socorrão I), da rede municipal de Saúde. O procedimento é realizado sob orientação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Em média, quatro pacientes são atendidos por dia pelo serviço. A partir da produção dos agentes, há o contato das substâncias com a pele lesionada. Devido a seu efeito antiviral, a combinação ozônio-oxigênio reage com as células epidérmicas, cicatrizando as feridas. Além de ser utilizada na recuperação da pele e outros tecidos, a ozonioterapia é indicada no tratamento de cáries, micoses, artrites, herpes, enxaquecas e de outras situações.

O ozônio tem ações no organismo humano a partir da reação com substâncias biológicas, tais como proteínas, ácidos graxos insaturados e aminoácidos, ativando enzimas, mediadores químicos e melhorando a resposta imunológica.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte