Cidades | Devoção

Milagres e curas creditados a São João pelos devotos maranhenses

Santo recebe centenas de orações e pedidos feitos por devotos que creem na capacidade de cura; exemplos de bênçãos alcançadas são inúmeros
Thiago Bastos / O Estado23/06/2018

SÃO LUÍS - Se para os brincantes do bumba-boi São João é pretexto para brindar seu aniversário com alegria durante praticamente todo o mês de junho, no caso dos católicos mais tradicionais o santo é muito mais canal para milagres do que o regente da festa. Vários fiéis exaltam verdadeiras bênçãos que, de acordo com eles, somente foram concedidos pela “misericórdia e benevolência” de São João Batista, conhecido por anunciar a chegada de Jesus Cristo.
Para quem tem os pedidos - seja por saúde de familiares ou mesmo por metas atingidas profissionais - atendidos, o pagamento da promessa é tão importante quanto às orações diárias. Não vale apenas fazer o pedido e esquecer o santo: é necessário também dedicar boa parte do dia para uma visita, por exemplo, à Igreja de São João e adorá-lo. O catolicismo entende que esse ato é a representação do amor e da fé por um dos santos mais populares e importantes da religião.
O Estado registrou, ao longo da semana que antecede o dia de São João, vários exemplos de pessoas que tiveram graças atendidas a partir do santo. A aposentada Raimunda Fontenelle confidenciou tudo o que aconteceu em sua vida a partir do problema de saúde de seu neto, de 24 anos. Segundo ela, o neto estava com problema grave na vesícula, entre a vida e a morte, até que a intervenção de São João apareceu.
“Eu estava desesperançosa. Pensei que ele fosse morrer. Os médicos estavam desacreditados. Até que decidi vir fazer uma oração pra o meu São João. Foi a oração mais forte da minha vida, inesquecível!”, disse.
Assim que saiu da igreja, há três anos, e retornou ao hospital, o seu neto estava livre do problema de saúde. Aos prantos, ela disse qual foi a sensação ao saber que o neto se curou após a oração. “Ali, com certeza, foi São João. Foi muita coincidência, na verdade. Eu fazer a oração e acontecer isso. Foi uma bênção, uma grande alegria de vida”, disse.
Ajoelhada, três anos após o milagre, dona Raimunda Fontenelle faz a oração do dia para São João. “Desde então, eu venho praticamente todos os dias para agradecer ao meu santo e pedir saúde para ele”, afirmou.
O exemplo da aposentada é somente um dos que chegam diariamente na Igreja de São João (situada em frente à antiga Faculdade de Odontologia na Rua da Paz, em São Luís) em busca de milagres. São pessoas de várias partes da cidade e até mesmo de outros estados que visitam o templo religioso para pedir dádivas a São João. “Eu tenho fé que vou conseguir passar em um concurso público”, disse o auxiliar de serviços gerais Manoel Francisco.

Para continuar aproveitando o conteúdo de O Estado faça seu login ou assine.

Já sou assinante

entrar

Ainda não sou assinante

assine agora

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte