Cidades | Festividade

Tradicional Romaria Caminho de São José será realizada neste sábado

Festejo de São José de Ribamar teve início na sexta-feira, 1º, com alvorada e missas durante todo o dia, na Igreja Matriz; devotos aproveitam o período para agradecer bênçãos recebidas e fazer novas promessas ao santo de devoção
Robert Willian / O Estado02/09/2017

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Agradecimento, devoção e muita fé são alguns dos sentimentos que marcaram a abertura do grande festejo do Padroeiro do Maranhão, São José de Ribamar. A programação começou com alvorada até a Igreja Matriz da cidade, às 5h de ontem. Hoje acontece a Grande Romaria Caminho de São José.

Para a tradicional romaria, hoje, os romeiros saem da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab, às 19h, e seguem até a Igreja Matriz, em São José de Ribamar. No domingo, 3, acontece a Romaria das Crianças, que sairá às 15h da Igreja São Benedito. A programação segue com missas e novenas diariamente.

O festejo começou ontem, 1º, e terá programação até o dia 10, quando será encerrado oficialmente, com a tradicional procissão, que percorre as ruas de São Luís até Ribamar, seguida de novena e missa na Concha Acústica. A despedida de todos os romeiros que irão para a cidade balneária participar das celebrações acontece dia 11, com missas no santuário, às 7h e 17h.

A programação inclui ainda celebrações dia 19, quando comemora-se o Dia Municipal de São José de Ribamar. As missas acontecem às 6h, 12h, 15h e 17h. No dia 24, às 6h, 8h30, 11h, 17h e 18h, serão celebradas missas em comemoração ao aniversário de criação do Santuário de São José de Ribamar.

Na manhã de ontem, O Estado acompanhou as missas realizadas, com grande participação de fiéis, que deslocaram-se de outros estados, e do interior do Maranhão, para um momento de fé e devoção ao santo padroeiro.

Devoção

Maria da Conceição, de 54 anos, é católica desde criança e todo o ano participa do festejo. “Eu sempre venho agradecer a Deus e a São José pelas bênçãos, principalmente por causa da minha saúde, que tenho sido abençoada muito”, disse ela.

Já Irineide Sousa Raposo, de 60 anos, disse que foi abençoada por Deus, por meio de São José, para melhorar de um problema de saúde. “Eu estava com um problema na coluna que sentia muitas dores nas pernas. O médico me passou vários remédios. Eu me apeguei a São José e hoje posso até malhar na academia, que eu gosto muito, e antes não podia”, frisou.

Na manhã de hoje, serão realizadas, além de santas missas, uma carreata de translado da imagem de São José, no Santuário da Cohab, bem como uma santa missa de envio da romaria, que será realizada na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab.

Programação

Dia 2 – Romaria Caminho de São José de Ribamar, 19h
Dia 3 - Romaria das Crianças, 15h
Dia 9 - Romaria Marítima, 7h30/Romaria da Juventude, 17h/Cerimônia de Descida da Imagem de São José de Ribamar, 21h
Dia 10 – Procissão seguida de missa de encerramento, 16h

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte