Estado Maior

Definição

19/10/2016

O segundo turno da campanha eleitoral entrou na fase da consolidação das posições de cada candidato. É o momento em que dificilmente há espaços para reviravoltas, a menos que surjam fatos novos que possam beneficiar ou prejudicar os postulantes.
Fazendo analogia a uma partida de futebol, é como se os candidatos fossem times que estão já nos acréscimos do segundo tempo, com possibilidades de ir a uma prorrogação ou liquidar a fatura com um gol definitivo.
Os candidatos se movimentam para chegar à semana final sem maiores erros que possam comprometer suas estratégias. E neste aspecto, o debate da TV Mirante, no dia 28, passa a ser fundamental para a definição de voto.
Para O Estado, valem como parâmetro as pesquisas Escutec e Ibope, as duas contratadas pelo Grupo Mirante. A primeira diz que Eduardo Braide lidera por quatro pontos de vantagem, mas ainda em condição de empate técnico, levando em conta a margem de erro, de 3 pontos percentuais. O Ibope, por sua vez, aponta vantagem maior, de 8 pontos para o candidato do PMN, com margem de erro também de 3 pontos.
De hoje até o dia do debate são 10 dias de encontros entre os candidatos. Haverá debates e sabatinas em várias emissoras de rádio e entidades dos segmentos sociais. Mas, a essas alturas, os candidatos apenas repetem as mesmas propostas já batidas e rebatidas na mente do eleitor.
E qualquer erro pode ser fatal. Uma declaração equivocada, um gesto desagradável ou uma revelação bombástica tem poder para tirar votos ou acrescentar uns pontinhos capazes de definir a eleição.

Para continuar aproveitando o conteúdo de O Estado faça seu login ou assine.

Já sou assinante

entrar

Ainda não sou assinante

assine agora

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte