Cidades | Trânsito complicado

Mudanças em avenida não resolveram problemas no Anil

Além de constantes engarrafamentos na Casemiro Júnior, via também é cenário de diversos flagrantes de irregularidades cometidas por motoristas
Thiago Bastos / O Estado17/07/2016 às 07h00
Congestionamentos permanecem na Av. Casemiro Júnior

As mudanças anunciadas no trânsito da cidade pela Prefeitura de São Luís não surtiram o efeito imediato, em determinadas vias. Na avenida Casemiro Júnior - que interliga bairros como Planalto, Anil, Cruzeiro do Anil e outros - o que se vê é o tráfego intenso, mesmo fora dos horários de pico. Além disso, motoristas são flagrados cometendo diversas irregularidades.

Apesar da colocação de uma faixa para uso exclusivo de ônibus nos dois sentidos da via, é comum observar veículos de menor porte (como automóveis) fazendo uso da sinalização indevidamente. Os motoristas põem a “culpa” nos engarrafamentos, para o cometimento da infração. “ Para a gente fugir deste trânsito, não tem jeito meu amigo”, afirmou o funcionário público Rodolfo Alves, morador do bairro João de Deus e que usa a via todos os dias para ir ao trabalho.

Já os motoristas dos coletivos reclamam da postura dos condutores dos automóveis. “ Tem hora que a gente não pode usar a faixa, pois tem gente bem na parada”, disse Valmir Mesquita, motorista. O detalhe é que a via, tanto no sentido centro-bairro, como no contrário, possui apenas duas faixas, o que propicia a formação dos engarrafamentos. “ Se esta pista fosse mais larga, resolveria. Mas não tem nem mais onde esticar aqui”, afirmou o representante comercial e motorista, Luiz Cunha.

Para tentar aumentar a largura da via, uma das alterações executadas pela Prefeitura na via foi a substituição do antigo canteiro central – de concreto – por faixas. A medida não trouxe benefícios ao fluxo de veículos e ainda contribuiu para a realização de uma das infrações no trecho.

Motociclista faz retorno irregular no meio da avenida

Flagrantes
Na tarde de sexta-feira, 15, O Estado flagrou diversos motoristas usando o canteiro como faixa improvisada de rolamento.Em um dos flagrantes, dois veículos que vinham de uma das ruas do bairro Anil e desejavam seguir no sentido bairro-centro ficaram atravessados em uma das pistas da avenida. O fato revoltou os motoristas que seguiam na via no sentido centro-bairro. Após mais de um minuto, finalmente a avenida foi “desobstruída”.

“ A gente vê esse tipo de infração toda hora aqui”, disse o frentista Uilmar Pereira, que trabalha em um posto de combustíveis na avenida Casemiro Júnior. Nenhum agente de trânsito estava no local, no momento das infrações. A Prefeitura informou que possui agentes na via e que realizam a organização diária do trânsito no trecho.

Veículo fica atravessado na avenida ao fazer retorno

SAIBA MAIS

As intervenções na avenida Casemiro Júnior fazem parte de uma série de 14 obras realizadas pela Prefeitura de São Luís no trânsito da cidade. Além da avenida, também foram alvos das ações do Município as seguintes vias: Avenida Vitorino Freire (Bacanga) , Avenida Colares Moreira (Renascença), Avenida Jerônimo de Albuquerque (Curva do Noventa), Avenida Carlos Cunha (Jaracati), Ponta do Farol (Ponta d'Areia), Ponta D'areia (Península), Avenida Castelo Branco (São Francisco) , Avenida dos Africanos (Parque Timbira), Rua do Aririzal (Cohama), Avenida 203 (Cidade Operária), Avenida Litorânea, Avenida Lourenço Vieira da Silva (São Cristovão) e Avenida dos Franceses (Cruzamento com Avenida dos Africanos).

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte