Geral | Igualdade de gênero

Concurso premiará produções sobre igualdade de gênero

Evento promovido pela Plan, no Teatro Cidade de São Luís, terá ainda exibição de filme, lançamento de projeto e debates sobre igualdade de gênero
O Estadoma.com, com informações de assessoria23/03/2016 às 09h37
Concurso premiará produções sobre igualdade de gêneroPremiação de concurso sobre igualdade de gênero ocorrerá no Teatro da Cidade de São Luís (Divulgação)

Serão conhecidos hoje (23), a partir das 15h, no Teatro da Cidade de São Luís, no Centro, os vencedores do concurso "Por ser Menina: Posso conquistar o mundo", promovido pela Plan Internacional do Brasil, que tem como objetivo promover a igualdade de gênero. Dividido em duas categorias (Produção Textual e Desenhos Criativos), o Concurso contou com a participação de 200 jovens entre 7 e 18 anos, matriculados nas redes comunitária, municipal e estadual de ensino de três municípios maranhenses.

Agora, oito jovens, do primeiro ao quarto colocado de cada categoria, ganharão: um tablet, um smartphone, uma câmera fotográfica e um celular, respectivamente. Serão vencedores, aqueles trabalhos que mais provoquem reflexão sobre a igualdade de gênero no Brasil.

O evento ainda contará com o lançamento do projeto Escola de Líderes, que visa mobilizar e formar adolescentes de seis municípios do Maranhão por meio de uma metodologia de empoderamento e participação cidadã. De acordo com a pesquisa Por Ser Menina, realizada pela Plan, o contexto da garantia de direitos humanos na maioria dos municípios mostra que a realidade das meninas ainda é pouco conhecida e reconhecida pela sociedade. Desta forma, o projeto tem como objetivo criar um espaço seguro para as meninas, oferecendo-lhes ferramentas para ampliar suas oportunidades e desenvolver suas habilidades para tomar decisões e também para reduzir os riscos de violência e prevenir gravidez e/ou matrimônio precoce.

“Nosso objetivo é capacitar as meninas e enquanto defensoras da própria causa”, afirma Creuziane Barros, gerente da Unidade de Programas da Plan, em São Luís.

Ainda será exibido o documentário “Essa é Minha Vez”, que conta a história de nove meninas, das cinco regiões do Brasil, sob suas perspectivas, abordando questões de violência, desigualdade, preconceito, pobreza, exclusão, entre outros desafios. O vídeo está disponível no canal do Youtube Plan Brasil TV e conta com a participação de duas meninas maranhenses: Luana, de São Luís, e Irlane, de Codó, que viajou para Nova Iorque, em setembro de 2015, representando mais de 500 meninas de todo o mundo participantes do projeto “Essa é Minha Vez”. Nos Estados Unidos, ela participou da Assembleia Geral da ONU, onde entregou a “Declaração das Meninas do Brasil” para autoridades no evento. O vídeo da Conferência Livre Estadual de Políticas para as Meninas do Maranhão, realizada em novembro passado pela Secretaria de Estado da Mulher em parceria com a Plan International Brasil também será exibido.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte